Orientador: Profº Dr. Eduardo Sérgio de Souza
Mestrando: Renato Rodrigues
e-Book
ONDAS NO CORPO HUMANO
Mestrado em Ensino de Física
POTENCIAIS DE MEMBRANA
Em nossas membranas, existe também uma diferença de cargas entre o interior e o exterior, fato que conduzirá a uma diferença de potencial elétrico (d.d.p). Porém, em se tratando do corpo humano, esta grandeza será da ordem de milivolts (mv).
Atuação do sódio ( )
Em condições de normalidade, temos maior quantidade de sódio ( ) fora e menor concentração dentro. Assim, há uma tendência natural do sódio entrar, de modo que o interior fica positivo e o exterior negativo.
Portanto, surge uma ddp de +30mV que é chamada de potencial de difusão para o sódio, que representa um valor que bloqueia a entrada de sódio. Acompanhem na figura abaixo, todo o mecanismo descrito anteriormente.
Atuação do potássio ( )
Inicialmente, temos mais íon potássio ( ) dentro e menos íon potássio ( ) fora. Por difusão, esses íons ( ) saem e levam cargas positivas. Deste modo, o lado externo fica (+) e o lado interno (-), e assim, surge uma ddp máxima de -60mV.
Quando atinge-se este valor próximo de -60mV, o potássio ( ) não irá mais sair. Esse valor é chamado de potencial de difusão.