top of page

POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO

A) Potencial de repouso
 

Consideremos uma fibra nervosa calibrosa , ou seja, aquela constituída de vários nervos de menor calibre.

Denominamos potencial de repouso a ddp que surge quando a fibra não está transmitindo impulsos. O valor padrão indica o interior da fibra é aproximadamente de 70 mV mais negativo que o exterior (-70mV). Visto que, existe uma diferença entre a carga total do lado externo e a do lado interno.
 

B) Potencial de ação
 

Vamos inicialmente, partir do pressuposto de que a fibra está sob um potencial de repouso de -70mV.

Num dado instante, entram subitamente cargas positivas. Assim, o potencial de repouso vai se tornando positivo. A essa alteração denominamos potencial de ação. Posteriormente, cargas positivas saem e o potencial vai se tornando negativo.

Acompanhem na figura todo o mecanismo que envolve o potencial de ação.

Observem que há na figura acima um estímulo que retira a membrana do potencial de repouso, e inicia o potencial de ação.

Os gráficos acima demonstram uma sequência de eventos: Estágio de repouso, estágio de repolarização e estágio de despolarização.

Os gráficos acima demonstram uma sequência de eventos: estágio de repolarização (fase ascendente) e estágio de despolarização (fase descendente).

Na despolarização entram íons      e o potencial vai  aumentando para valores positivos. Já na repolarização, os íons      irão sair (os canais de sódio se fecham). Com a saída de    , o potencial vai se tornando negativo.

bottom of page