top of page

TRANSMISSÃO DOS IMPULSOS ELÉTRICOS

O coração é formado por três tipos principais de músculo: o músculo atrial, o músculo ventricular e as fibras excitatórias e condutoras, conforme as figuras abaixo:

Para o nosso estudo que relacionará ondas no eletrocardiograma com a contração dos átrios e ventrículos, torna-se importante reconhecermos os átrios, ventrículos e as fibras de condução do impulso elétrico e todo o sistema de condução (Nós sinoatrial e átrio ventricular e fibras de Purkinje).

A questão agora é: Como acontece a transmissão do impulso? Qual sistema nervoso é responsável por este estímulo?

Para respondermos a tudo isso, vejamos as imagens subsequentes e os comentários referentes a elas.

Tudo começa da seguinte forma:

O sistema nervoso simpático excita, ativa o nó sinusal também conhecido como nó sino atrial, acelerando os batimentos cardíacos. Observem que do lado direito temos o sistema nervoso simpático que aumenta os batimentos cardíacos, e do lado esquerdo o sistema nervoso parassimpático que reduz os batimentos. Em outras palavras, os sistemas são antagônicos, pois, enquanto um acelera o outro retarda. Isto é importante para o equilíbrio perfeito do órgão, senão haveria um colapso total.
A imagem abaixo nos demonstra a atuação de ambos os nervos:

Alguns dados fisiológicos nos chamam atenção sobre a atuação destes dois sistemas nervosos: Os nervos simpáticos possuem a capacidade de aumentar a frequência cardíaca de 70 a 200 batimentos por minuto. Um outro aspecto importante: Temos aumento da força de contração, a qual, incrementa o volume bombeado de sangue. Esta elevação está amplamente conectada a entrada de de íons de cálcio Ca++.

Por outro lado, os nervos vagos reduzem a força de contração do coração em até 30%. A estimulação vagal  reduz principalmente a frequência cardíaca, e os mesmos estão inseridos nos átrios e ventrículos, conforme pudemos observar na figura anterior.

bottom of page