top of page

VIAS DE TRANSMISSÃODO IMPULSO NERVOSO

  • Entre o Nodo sinusal e o nodo átrio ventricular existem 3 vias de acesso, chamadas de internodais. O nome é bem sugestivo, pois, significam caminhos entre os nós.

  • O estímulo, passa pelo nodo ou nó átrio- ventricular e irá excitar os ventrículos pelos ramos direito e esquerdo através das fibras de Purkinje.

  • Notem na parte superior direita que existe um feixe que conduz estímulos elétricos do átrio direito para o átrio esquerdo. Este feixe é conhecido como feixe de Batchman.
     

O que nos interessa é realmente isso:
 

O Sistema Nervoso Simpático estimula o Nodo sinusal, conhecido como “marca-passo do coração”. O nodo sinusal produz impulsos elétricos que irão dos átrios para os ventrículos por estes dois caminhos:
Nodo átrio-ventricular, passando pelas seguintes estruturas, a se destacarem: Nó átrioventricular, Feixe de Hiss, Fibras de Purkinje, e complementando do átrio direito para o átrio esquerdo, a transmissão utiliza o Feixe de Batchman.

Para melhor ilustrarmos, a transmissão do impulso para os ventrículos, observem a imagem abaixo que mostra com maior nitidez as Fibras de Purkinje.

 

Todo este transporte de impulsos serão fundamentais para que entendamos, em breve, como os átrios e ventrículos se contraem. Esta contração de átrios e ventrículos formará ondas no eletrocardiograma.

Uma vez dispostas neste exame de eletrocardiograma,iremos utilizar as equações da ondulatória para alguns cálculos e justificarmos toda esta conexão entre as áreas de Física, Química e Biologia.

bottom of page