top of page

PROBLEMATIZAÇÃO: CORAÇÃO

Exercícios sobre frequência cardíaca

Conforme as discussões de caráter químico e biológicos anteriores, agora chegou o momento de aplicarmos as equações da ondulatória sobre os exames de eletrocardiograma.Aqui iremos discutir 3 ocorrências cardíacas:

Bradicardia:

A bradicardia estará presente em pessoas cuja freqüência está abaixo de 60 batimentos por minuto.Uma curiosidade: Em atletas, devido a condição aeróbica melhorada, o coração possui maior força de propulsão sanguinea, e assim a freqüência pode ficar abaixo deste valor mencionado anteriormente.

Taquicardia:

A taquicardia ocorrerá em situações de frequência acima de 100 batimentos por minuto.

Arritmia:

A arritmia é caracterizada por variação na frequência cardíaca, quando observamos alteração no períodos das ondas QRS. Para confirmá-la, teremos que calcular a frequência cardíaca entre dois ou até três intervalos entre as ondas QRS, as quais serão a nossa referência para o cálculo do período.

Para maior enriquecimento dos eventos biológicos, assistam ao vídeo abaixo que mostra toda a transmissão do impulso elétrico. Aproveite também para observarem alguns exercícios resolvidos, pois, na sequência iremos aplicar tais conhecimentos em exercícios propostos.

 

 

Para que possamos resolver as questões que virão posteriormente, temos que conhecer alguns dados sobre o papel do eletrocardiograma:Eis as condições:

Em um eletrocardiograma, as linhas verticais são de calibração do tempo. Cada 2,54 cm na direção horizontal equivale a um segundo (1 s), e cada um desses intervalos está dividido em cinco (5) segmentos por linhas verticais escuras. O intervalo entre estas linhas escuras vale 0, 20 s.
 

Deste modo vamos agora resolver os exercícios abaixo:
 

Calcule o período das ondas e a frequência de cada exame abaixo. Procure ainda relacionar, se existem casos de taquicardia, bradicardia ou arritmia cardíaca.

A fim de esclarecer o período das ondas QRS, observem o esquema abaixo:

Questão 1.

Questão 2.

Questão 3.

Questão 4.

Questão 5.

As outras anomalias cardíacas, entre elas hipertrofia cardíaca e infarto serão discutidas no vídeo abaixo. Chamamos a atenção para a hipertrofia atrial que é formada fisicamente pela interferência construtiva de duas ondas, uma proveniente do átrio direito e a outra vinda do átrio esquerdo.

bottom of page